Fundos imobiliários! Você que está chegando agora no Concurseiros e Apostilas seja muito bem-vindo! Fique atento a todos os nossos novos artigos, em breve faremos muitos outros artigos explicando muito mais sobre fundos de investimentos!
Hoje nós iremos falar um pouco sobre alguns investimentos que vêm caindo bastante, mais especificamente o fundo BCFF11 que está la em baixo hoje em dia. Antes de explicar porquê o BCFF11 caiu preciso explicar o que é IPO, follow on e flipagem para você entender.
Entenda o IPO e Flipagem
O IPO, Initial Public Offering significa oferta pública inicial quando o fundo faz sua primeira emissão de cotas na bolsa. Esse é o mercado primário onde o investidor compra diretamente do fundo. Já o mercado secundário é quando os investidores compram e vendem entre si.
O follow on é quando um FII que já está na bolsa de valores emite novas cotas para arrecadar dinheiro para comprar novos ativos chamadas emissões subsequentes, flipagem vem do verbo to flip do inglês que é o ato de virar um objeto rapidamente e flipar fundos imobiliários é comprar e vender cotas durante IPO ou follow on.
Essa flipagem é o movimento de adquirir cotas previamente sendo possível reservar para vender nos primeiros dias do seu lançamento no mercado, e vem aí a semana do investidor iniciante e para participar dessa série gratuita onde vou ensinar a dar os primeiros passos
na renda variável e fixa, então fique ligado em todos os nossos próximos artigos.
Voltando ao BCFF11, por que os investidores fazem essa flipagem? Eles querem lucrar com a valorização das cotas do fundo, mas é importante saber que flipagem pode dar lucro ou prejuízo. E se você flipar com FIIs e tiver lucro tem que recolher 20% de imposto, preencher a DARF e pagar até o último dia útil do mês subsequente.
O que tem de gente vendendo FIIs e achando que é igual a ações e tem isenção de até 20 mil reais de venda no mês não está no gibi, o que aconteceu com o BCFF11? Ele é um fundo de fundos.
A data de IPO dele foi 17/06/2010, ele está presente no IFIX que é o índice de fundos imobiliários da bolsa de valores o que o faz ser bem negociado no mercado e tem liquidez. Esse fundo fez emissão de cotas recentemente no mercado com preço de subscrição de 85 reais.
Fundos imobiliários – o mercado secundário
Enquanto no mercado secundário a cota do fundo foi vendida a 110 reais, vou explicar o que é subscrição. Quando um fundo deseja obter capital para fazer novas aquisições ele faz novas emissões de cotas, ou seja, um follow on.
Assim os cotistas desse fundo têm direito de subscrição, que é preferência na compra de novas cotas por um preço mais baixo do que no mercado secundário. Quem tem esse direito de subscrição pode vendê-lo na bolsa para outro investidor caso não queira comprar novas cotas.
Muitos investidores queriam flipar BCFF11 e adquiriram cotas a 85 reais com o objetivo de vender logo em seguida. E quando venderam o preço no mercado secundário diminuiu, quem pagou 110 na cota chorou e quem pagou 85 ficou rindo à toa. Hoje o valor da cota está 100 reais e o BCFF11 emitiu um documento chamando os cotistas para uma assembleia geral dia 08/01 porque querem fazer a nona emissão de cotas que pretende ser maior que a emissão anterior. E o preço de emissão por nova cota para os FIIs dessa nona emissão é 91,39.
Fique atento com essa nova emissão e se você deseja comprar cotas desse fundo pode comprar o direito de subscrição na bolsa ou acompanhar o que vai acontecer com a cotação do BCFF11 no mercado depois que as cotas forem disponibilizadas, vamos ver como a flipagem acontece.
Comenta quem tem o BCFF11 na carteira, você já tinha ouvido falar de flipagem? Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre tudo isso. Não se esqueça de continuar acompanhando todos os nossos outros artigos, sempre recheados de dicas e novidades para você.
Veja também:
Sem reajuste para o servidor e não terá concurso para 2020
Saiu – Concurso público do Circ, aberta as inscrições
Novos Concursos 15.305 Vagas
Simulado Nacional – Policia Federal