Carregando sua Recomendação...

Dicas Financeiras para Empreender: 10 Maneiras de Se Organizar Para Gerenciar Seu Dinheiro da Forma Correta!

Dicas financeiras para empreender

As dicas financeiras para empreender são grandes aliadas do empreendedor, desde o iniciante até o mais experiente. Isso porque dentro de um empreendimento ter uma boa organização das finanças, desde os gastos até os lucros, faz toda a diferença. Isso porque, as práticas da educação financeira devem sempre estar presentes na gestão de uma empresa.

Por isso, as dicas financeiras para empreender precisam estar sempre presentes. Desde quando a sua empresa ainda é uma simples ideia, até quando ela já estiver bem posicionada no mercado. Sabemos que empreender é um grande desafio, por isso a parte da gestão financeira precisa ser uma das mais elaboradas. Desde a contratação de profissionais capacitados, até a prática diária em seus mínimos detalhes.

Se você está em busca de dicas financeiras para empreender, fique sabendo que está no lugar certo! Durante o artigo te mostraremos todos os passos que precisam ser seguidos para uma boa gestão do seu negócio. Acompanhe a leitura até o fim e anote todas as informações!

Importância da organização financeira nos negócios

Primeiramente, antes de irmos para as dicas financeiras para empreender, é importante falarmos sobre a importância da organização financeira na hora de empreender. Dessa forma, sem uma estrutura financeira bem definida, acaba ficando bem fácil perder o controle das despesas e receitas do seu negócio.

O que consequentemente pode acabar levando seu negócio a problemas sérios, como por exemplo, falta de capital de giro e endividamento. Ou seja, é fundamental dedicar um tempo de qualidade para cuidar dos recursos e organizar as finanças da empresa de forma adequada. 

Por exemplo, procure separar as finanças pessoais das empresariais. Isso porque muitos empreendedores acabam cometendo o erro de misturar suas contas pessoais com as de sua empresa. O que pode acabar gerando uma grande confusão e dificultando a gestão financeira do seu negócio e as suas dívidas também.

Por isso, procure abrir uma conta bancária separada, para fazer isso é um processo bem simples, mas fundamental já que a ideia é manter tudo bem organizado. Porém, além dessas sugestões, existem outras dicas financeiras para empreender que podem acabar fazendo uma grande diferença na gestão do seu negócio, independente de qual seja o tamanho dela, confira a partir de agora.

Dicas financeiras para empreender

dicas financeiras para empreender
Cuidar da gestão financeira da sua empresa é fundamental para ter sucesso (Fonte: Canva)

Seja você o dono de uma empresa ou uma pessoa que faz de tudo para se capacitar melhor e consequentemente se tornar mais atraente para o  mercado de trabalho. Ou então aquela pessoa que está pensando em abrir seu próprio negócio. De qualquer forma, todo mundo precisa ter uma noção de como fazer um bom controle financeiro.

Pensando em te ajudar com isso, trouxemos algumas dicas básicas, porém muito importantes de finanças para empreendedores. Nosso objetivo é fazer com quem busca trilhar esse caminho possa aprender a ter um bom controle financeiro do seu negócio, veja:

1- Planeje e controle todos os gastos

Em primeiro lugar, sabemos que muitas pessoas encontram bastante dificuldade na hora de planejar e fazer um controle financeiro pessoal. O que pode acabar influenciando negativamente no desenvolvimento da sua empresa caso você não se prepare para isso.

Por isso, é importante que caso seja você que fique responsável pela gestão financeira da sua empresa, possa se preparar para isso. Seja fazendo curso ou assistindo vídeos sobre o assunto. Ou até mesmo tendo o auxílio dos melhores apps de controle financeiro.

O segredo para ter uma boa gestão financeira e controle dos gastos e ganhos em uma empresa é ter uma boa organização. Dessa forma, isso vale desde a planilha para ter um melhor controle de tudo que entra e sai, lista de prioridades para dividir por mês, fluxo de caixa e etc. Sempre que um valor sair ou entrar no caixa, mesmo que não esteja em horário de funcionamento, procure anotar para não deixar nada de fora.

2- Controle do fluxo de caixa

Sem dúvidas, o fluxo de caixa é o coração financeiro de qualquer negócio, independente do tamanho dele. Sendo assim, procure sempre manter um controle rigoroso das entradas e saídas de dinheiro para consequentemente poder evitar surpresas desagradáveis e de quebra garantir que sua empresa tenha sempre capital suficiente para poder operar.

Uma boa prática recomendada dentro das principais dicas financeiras para empreender é a criação de um fluxo de caixa projetado. Que busca prevê receitas e despesas futuras, assim, facilitando o planejamento financeiro a longo prazo.

Além disso, a análise do fluxo de caixa histórico pode acabar fornecendo insights valiosos sobre os padrões de despesa e receitas referentes a sua empresa. Isso acaba ajudando a identificar períodos de baixa e alta, permitindo que você consiga se preparar de forma adequada.

 Para poder automatizar essas tarefas, é fundamental contar com o auxílio de ferramentas como: planilhas ou softwares de gestão financeira. Neste caso, a plataforma Organizze (www.organizze.com.br) é ideal para te ajudar a ter mais controle das finanças de um jeito prático e acessível.

3- Invista em um bom software de gestão financeira

Usar um software de gestão financeira de qualidade pode acabar facilitando muito o acompanhamento das finanças da sua empresa. Dessa forma, essas ferramentas ajudam a automatizar processos, consequentemente gerando relatórios  precisos e permitindo uma análise mais detalhada das finanças de seus próprios negócios. 

Sendo assim, a  gestão financeira procura oferecer funcionalidades como por exemplo: controle de contas para pagar e receber, geração de relatórios financeiros, planejamento de orçamento e conciliação bancária. Além disso, a automação dos processos financeiros busca reduzir a margem de erro humano. Consequentemente, aumentando a precisão dos dados financeiros.

Isso permite que você passe a tomar decisões mais informadas e estratégicas, se baseando nas informações financeiras atualizadas e confiáveis do seu negócio. Essas estratégias te auxiliam a ter um controle financeiro melhor e mais seguro.

4- Diminua custos desnecessários –  Dicas financeiras para empreender

Procure revisar de forma regular suas despesas e identifique custos que podem ser reduzidos ou cortados na empresa. Para fazer isso, faça uma análise mais detalhada dos seus gastos fixos e variáveis, identificando entre eles oportunidades de redução em cada categoria.

Além disso, busque incentivar uma cultura de economia dentro da empresa. Envolvendo toda sua equipe no processo de identificação e eliminação de desperdícios, isso por meio de ações, como por exemplo:

  • Aplicação da metodologia 5S;
  • Uso de materiais recicláveis no dia a dia;
  • Diminuição do consumo de energia.

5- Fuja de financiamentos

Na grande maioria das vezes, quando não são planejados os empréstimos e financiamentos só tem a função de prejudicar seu orçamento e gerar mais custos desnecessários. Já em outras situações, eles podem acabar sendo grandes aliados para você que está em busca de negociar dívidas e sair do vermelho. Entretanto, eles precisam ser usados apenas em casos extremos onde essa é a única saída e você tem formas de pagar por eles depois.

Por exemplo, trocar suas dívidas com taxas bem altas de juros por empréstimos com taxas mais atrativas, pode acabar se tornando algo mais vantajoso. Dessa forma, primeiramente, procure entender melhor sobre sua situação financeira atual, estude as oportunidades disponíveis e calcule o verdadeiro valor dos seus pagamentos.

6- Planeje seus investimentos – Dicas financeiras para empreender

Antes de fazer qualquer investimento, procure fazer uma análise mais detalhada colocando os riscos e os benefícios. Para fazer isso, mantenha em mente que a avaliação de investimentos precisa considerar fatores como o prazo de retorno, a liquidez e o impacto no fluxo de caixa da empresa.

Uma estratégia interessante recomendada para as empresas minimizarem os riscos é ter uma diversificação em sua carteira. Isso significa não colocar todos os seus recursos em um único ativo ou projeto. Mas sim distribuir seus investimentos em diferentes áreas que possam te trazer alguns retornos positivos.

Sendo assim, consultar especialistas financeiros ou busca pela capacitação e gestão de investimentos podem acabar te ajudando a tomar decisões mais certeiras a médio e longo prazo.

7- Mantenha as obrigações fiscais da empresa sempre em dia

O não comprimento das obrigações fiscais podem acabar acarretando em multas e juros, além de problemas com a Receita Federal e consequentemente sujar o nome e a moral do seu negócio. Para que isso não aconteça, procure sempre se manter informado sobre as obrigações fiscais da sua empresa e garanta que todos os impostos estejam sendo pagos no prazo.

Para isso, contratar um contador profissional ou uma consultoria especializada pode acabar sendo uma solução eficaz para poder garantir que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas da forma correta e dentro do prazo necessário. Além disso, o uso dos softwares de gestão fiscal podem automatizar processos e diminuir as chances de cometer erros. Garantindo que todas as declarações e pagamentos sejam feitos dentro dos prazos legais.

8- Sempre avalie a saúde financeira da sua empresa

Realize auditorias periódicas para avaliar a saúde financeira da sua empresa sempre que necessário. E para poder identificar problemas e oportunidades de melhoria, permitindo que você passe a tomar decisões informadas. Dessa forma, as auditorias financeiras precisam abranger, entre outras coisas:

  • Verificação da conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis;
  • Análise dos demonstrativos financeiros;
  • Revisão de todos os registros contábeis da empresa.

A contratação de auditores externos podem acabar trazendo uma visão parcial e mais especializada. Consequentemente, passando a aumentar a credibilidade das auditorias realizadas.

9- Diversifique suas fontes de receita – Dicas financeiras para empreender

Contar com múltiplas fontes de receita pode te ajudar a estabilizar o fluxo de caixa da sua empresa e diminuir o risco que está associado a dependência de um único mercado ou cliente. Por exemplo, se você possui uma loja de sapatos, pode considerar a adição de uma linha de sandálias ou oferecer serviços de personalização.

Outra estratégia que pode ser útil é explorar melhor a venda online se você já possui uma loja física, ou vice versa. A diversificação pode não apenas acabar aumentando suas receitas. Mas também acabar proporcionando uma base mais sólida para poder enfrentar períodos de instabilidade econômica.

10- Monitore de perto e gerencie o controle da sua empresa

Manter um equilíbrio mais saudável entre o capital próprio e o capital de terceiros é fundamental para poder garantir que sua empresa possa cumprir com suas obrigações financeiras sem comprometer sua operação toda. Primeiramente, é essencial ter conhecimento de todas as dívidas da empresa, incluindo até mesmo valores, taxa de juros, prazos e condições de pagamento.

Isso permite que você passe a ter uma visão mais clara do seu endividamento e consequentemente possa planejar como administrá-lo de forma bastante eficaz. Portátil, negociar as melhores condições com os credores e buscar formas de financiamentos com taxas de juros mais baixas são estratégias que podem acabar te ajudando a reduzir os custos da dívida.

Por isso, é fundamental que você tenha uma equipe financeira bem preparada e profissional para cuidar de perto dessa parte tão importante para o crescimento e evolução da sua empresa. Caso a sua empresa seja menor, procure ter ao menos um profissional na área de finanças para que essa parte esteja sempre atualizada e passando pelos cuidados necessários para manter a empresa sempre funcionando e de acordo com as leis.

Conclusão sobre dicas financeiras para empreender

Por fim, como você pode ver ao longo do artigo, as dicas financeiras para empreender são fundamentais para um bom funcionamento da sua empresa. Independente de qual seja o tamanho dela, é fundamental que ela esteja sempre dentro dos conformes exigidos, como a parte fiscal e todas as burocracias.

Para que a sua empresa possa funcionar e evoluir da forma correta, é importante colocar algumas práticas para que ela tenha uma boa gestão financeira. Como é o caso de sempre separar as suas finanças pessoais das profissionais, isso porque é bem comum que alguns empreendedores no início fiquem um pouco perdidos e acabam misturando as finanças. Contudo, isso é um erro muito grande que pode acabar acarretando em grandes problemas financeiros, tanto para você quanto para sua empresa.

Dessa forma, para que isso não aconteça, procure abrir uma conta bancária separada apenas para a sua empresa. Além disso, outras dicas como ter uma boa organização financeira, usando planilhas, tendo um fluxo de caixa sempre organizado e funcionários capacitados para a gestão financeira da sua empresa, são fundamentais para que você possa ter sucesso nos empreendimentos e nas suas finanças.

Rolar para cima

Navegue

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.