Carregando sua Recomendação...

Poupança – tire o seu dinheiro, entenda os riscos

Poupança. Hoje vamos falar principalmente sobre Riscos, todo mundo com certeza já ouviu falar muito sobre os riscos de investir o seu dinheiro e sem dúvida nenhuma o maior medo das pessoas é perder todo o seu suado dinheiro. Por que que as pessoas que já possuem
esse hábito de poupar dinheiro preferem deixá-lo na poupança? Dá só uma olhada nesse gráfico divulgado em uma pesquisa da CVM, que é a Comissão de Valores Imobiliários:

pesquisa da CVM
pesquisa da CVM (Foto: Divulgação)

De acordo com essa pesquisa sete em cada dez brasileiros que têm dinheiro para poupar, preferem a poupança. Mas por que? Porque eles acham que precisam de muito conhecimento pra poder aplicar em outras opções mais rentáveis. Porque acham que só na poupança eles são capazes de resgatar esse dinheiro assim que eles precisam e também porque é menos arriscado. Será? Se você ainda tem dinheiro na poupança, o exercício do artigo de hoje é pra você descrever os principais motivos que te fazem ainda deixar esse dinheiro paradinho aí na poupança. É por segurança? É por praticidade? É porque você acha mais fácil? Liste esses motivos aí no seu caderninho e também comenta aqui embaixo por que que você ainda deixa o seu dinheiro na poupança.

Poupança Bemerindus

Poupança Bemerindus
Poupança Bemerindus (Foto: Divulgação)

Quem não lembra da propaganda da poupança Bamerindus, hein? Quem é da minha época com certeza deve lembrar. Esse banco em 1994 entrou em dificuldades e acabou entrando no Proer, o programa de recuperação não obteve resultados e em 1997 houve intervenção da instituição pelo Banco Central, parte do banco foi incorporada pelo HSBC e a outra parte pelo próprio Banco Central.

O banco foi imortalizado pela propaganda de sua caderneta de poupança no início da década de mil novecentos e noventa, exibida principalmente na Rede Globo durante o programa Domingão do Faustão, horário de pico de audiência da época, então você com certeza lembra que o jingle era mais ou menos assim: “o tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa, e a poupança é Bamerindus”, quem nunca teve isso gravado na cabeça até hoje se você viu, você tem. Com certeza, essa ação de publicidade teve muito impacto na disseminação aí da poupança.

Mas algo que funcionou no passado, não funciona mais! A poupança já foi o investimento mais acessível pra maioria da população, hoje em dia já não é mais assim. Você ainda está com dinheiro na poupança? Então antes de tudo, deixa eu te mostrar uma coisa, acompanha aí uma simulação básica que eu fiz:

O nosso exemplo

O nosso exemplo
O nosso exemplo (Foto: Divulgação)

Investindo mil reais, uma única vez na poupança há dez anos, ou seja, em agosto de 2009, hoje esse valor teria virado R$1.964,90. Já se você tivesse pego esse mesmo valor, apenas mil reais, colocado uma única vez num CDB básico de liquidez diária com rentabilidade de cem por cento do CDI, em agosto de 2009, dez anos atrás, hoje esse valor teria virado R$ 2.330,70, já descontando imposto de renda que tem nesse investimento, né, que seria de quinze por cento, alíquota mínima, já que eram dez anos de aplicação, né? Dificilmente você encontra um CDB com prazo tão longo, mas por exemplo, você tira, né, quando venceu e reinveste com a mesma rentabilidade e aconteceria isso que eu mostrei pra vocês.

Então essa pessoa que deixou mil reais na poupança, ela perdeu a chance de ganhar dinheiro diariamente também, ela escolheu ganhar dinheiro só no aniversário da poupança. Você sabia que a rentabilidade da poupança só acontece nos aniversários a cada trinta dias? Então se você deixa o seu dinheiro parado na poupança por vinte e cinco dias, você resgata exatamente o que você colocou, porque só vai receber a rentabilidade ao fazer aniversário, ao completar trinta dias depois de colocar o seu dinheiro lá.

Agora deixa eu te perguntar outra coisa, você sabe qual é o aniversário das tuas economias da poupança? Pois é, a maioria das pessoas não sabe e isso é um problema, é péssimo, você perde às vezes de ganhar o seu dinheiro. Esse investimento que eu comentei aqui sobre o CDB, ele rende todos os dias, então se você colocar e deixar lá cinco dias úteis, ele vai ter rendido proporcionalmente, claro, a gente vai falar melhor sobre esse investimento nos próximos episódios, não fica muito preocupado aí com esses detalhes técnicos.

Poupança no governo Collor

Poupança no governo Collor
Poupança no governo Collor (Foto: Divulgação)

Outra coisa, a poupança foi alvo de confisco pelo governo do Collor, também da minha geração deve lembrar, quase trinta anos após o confisco da poupança feito pelo plano Collor, o assunto ainda é recente na memória dos brasileiros. Investimento visto como mais seguro, né, tirou o sono de muitos brasileiros em 1990, quando tiveram o seu dinheiro aí bloqueado.

A medida integrava o pacote econômico chamado Plano Brasil Novo, também conhecido como Plano Collor, a ação, claro, foi uma catástrofe, o que torna bastante improvável a ocorrência de um novo confisco de aplicações financeiras no Brasil, porém o que eu quero mostrar aqui é que o investimento visto por muitos brasileiros como seguro, foi alvo dessa intervenção do governo, causando muitos prejuízos.

Essa pessoa também que deixou o dinheiro lá na poupança e não fez o melhor investimento, também foi perdendo o seu poder de compra com o passar do tempo, ou seja, a inflação foi maior do que a rentabilidade oferecida ali pela poupança. E ela poderia ter ganhado mais dinheiro, 38,90% a mais, nessa simulação que eu mostrei o CDB basiquinho rendeu 38,90%  a mais do que a poupança em dez anos.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o CDB, clique aqui para acessar o site da Rico. o maior site de investimentos do Brasil, onde você poderá também realizar seus investimentos.

Vocês vão entender melhor com o tempo aqui em nosso site, mas o que eu tô mostrando aqui pra vocês é um investimento muito simples também, a comparação é mostrar coisa muito simples, então você trocando a poupança por um CDB de liquidez diária, você não muda muita coisa, não é complexo, não é difícil, então o que eu tô mostrando de rentabilidade aqui é uma coisa muito acessível, tá? Outra coisa também que as pessoas precisam entender, quem investe na poupança é que também existem outros tipos de investimentos que pode tirar a qualquer momento e ainda pode tirar antes dos trinta dias ainda com rentabilidade que é uma coisa que a poupança não oferece.

Não há investimento sem risco, tá bom? Mas tem algumas formas de você minimizar tudo isso, todos os riscos dos investimentos, por exemplo, o conhecimento é a chave pra lidar com todos esses riscos.

Espero que tenha gostado deste nosso artigo onde tentamos abrir um pouco mais a sua mente para investimentos. Continue acompanhando todas as nossas novidades e dicas financeiras aqui em nosso site Centrais de Negócios.

Veja também:

Cartão Itaucard brasil digital – banco Itaú

Currículo para estágio – como fazer o seu

Sem reajuste para o servidor e não tera concurso para 2020

Currículo para estágio – como fazer o seu

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.