Previdência privada. Olá, esse é o site Concurseiros e apostilas, e nesse artigo eu vou te ajudar a não cair mais na lábia daquele gerente que tenta te empurrar, a todo custo, a previdência privada.
Vamos supor que você foi no gerente do seu banco e falou que tinha dinheiro parado na conta corrente e não sabia o que fazer com ele. O que ele te oferece? A previdência privada, e começa a falar aquele monte de sigla que te deixa maluco porque nunca ouviu aquilo na vida.
PGBL, VGBL, progressivo, regressivo. Você fica confuso e desesperado e eu não quero que fique assim. Eu quero que você fale para o gerente: ”Me passe a lâmina dessa previdência.”
Se você não sabe o que é PGBL, VGBL, tabela progressiva e regressiva, eu entendo que é confuso. Fique atento a todas as novidades deste site, pois, em breve iremos soltar um artigo cheio de conteúdo explicando todas essas siglas que parecem ser tão difíceis mais na verdade, não é nenhum bicho de 7 cabeças e se prepare, porque agora vamos analisar a lâmina na prática.
Previdência privada – Taxa de administração e demais cobranças
Sempre que for escolher uma previdência, você tem que olhar a taxa de administração e de carregamento que são cobradas. Quanto menor essas taxas, se possível zero, melhor para você. Eu escolhi aleatoriamente a previdência de um grande banco para olharmos as taxas. Eu encontrei essas informações na página do banco, mas a lâmina não estava lá.
Talvez eu procurei e não achei, mas encontrei em outro site para mostrar. A tabela da taxa de administração vai aparecer agora para entendermos. Olhando essa tabela entendemos que quanto mais dinheiro você deposita na previdência menor será a taxa de administração paga.
Até R$ 9.999,99 é 2,4% de taxa. De R$ 10.000 a 19.999,99 é 1,9% e assim vai diminuindo. Se você tiver mais de 100 mil reais é 1% de taxa de administração ao ano. Já a taxa de carregamento vai incidir sobre o valor da parcela mensal do plano.
Vamos olhar como esse plano que escolhemos funciona. Lembrando que essa taxa de carregamento é para suprir as despesas administrativas de corretagem, etc que o plano tem. Vamos olhar a tabela da taxa de carregamento.
São as taxas aplicadas a contribuições mensais. Quem deposita todo mês no plano. Conseguimos ver que a taxa de carregamento varia em relação à taxa de administração. Até 24 meses, dois anos depositando, se a taxa de administração for entre 2,4 e 1,9% terá que pagar 4% de carregamento. É muita coisa.
Vamos supor que você deposita 100 reais, não será isso que entrará no seu plano, será 100 reais menos 4% que é 96 reais. Conseguimos ver que a taxa de carregamento vai diminuindo ao longo do tempo. A partir do sexagésimo primeiro mês, depois de 5 anos, a taxa é zerada.
Previdência privada – Taxas e suas rentabilidades
Agora que já sabemos quais as taxas, vamos analisar a rentabilidade. Eu não encontrei a lâmina na página do banco que pudesse ajudar nessa análise. Então tive que ir em outro site chamado Infofundos, clique aqui para ver.
Eu encontrei informações interessantes nesse site que vão aparecer na tela. Temos a descrição desse fundo com CNPJ, gestão, administrador, benchmarking é CDI. Temos as informações operacionais, que não tem nenhum nesse site. Política de investimento, público-alvo, e o mais importante que são os retornos.
Analisando os retornos, conseguimos ver o fundo, porcentagem do CDI e o Ibovespa. E destacando a linha de porcentagem do CDI que é quantos % de CDI esse fundo rendeu, só tem um mês que esse fundo performou acima do CDI. Fora isso, sempre abaixo.
Este vídeo está te ajudando a fugir da cilada da previdência? continue nos acompanhando, compartilha para ajudar outros brasileiros. Agora vamos voltar para a previdência, para que possamos enxergar melhor o que está acontecendo temos o gráfico.
O que conseguimos ver no gráfico? Essa linha vermelha é a do CDI e a linha azul é a do fundo de previdência que nós estamos analisando, podemos ver que ela está andando bem abaixo do CDI. Temos que ter em mente que quanto maior a taxa de administração cobrada pelo fundo maior será o impacto na rentabilidade.
Então, olho vivo! E o outro gráfico que aparece é o de patrimônio líquido do fundo. Podemos ver que o patrimônio, ao longo dos anos, está aumentando e deu uma estabilizada nos últimos anos de 2016 e 2017.
Se você não entendeu nada do que falei, fica tranquilo porque só deve memorizar que quando o gerente te oferecer uma previdência privada pergunte a taxa de administração e de carregamento. Quanto mais próximo de zero, melhor.
E pede a lâmina do fundo e vai no gráfico. Veja se não está muito distante da linha do CDI. É claro que você também vai ter que ver quais ativos que o fundo está investindo.
Dica importante, realize sempre uma analise antes de contratar
Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender um pouco sobre essa tal previdência privada. fique sempre atento a todos os detalhes deste assunto. É sempre muito importante analisar todos os destaques antes de realizar uma contratação de alguma linha de previdência privada ou até mesmo, alguma linha de crédito.
Sempre destacamos a importância de agir com cautela nestes determinados meios de negócio. Fique sempre atento a todos os pontos para que nada possa levar você a ter uma dor de cabeça no futuro.
Falando disso, podemos citar também as linhas de crédito que podem ser uma dor de cabeça para você. Sempre analise todas as possibilidades antes de assinar um contrato deste tipo. Nunca assine por impulso, antes disso, esclareça todas as suas duvidas e fique de olho nas letras miúdas. Saiba analisar tudo para que você consiga fazer um bom negócio e assim dar um maior futuro para sua situação financeira.
Veja também:
Sem reajuste para o servidor e não terá concurso para 2020
Saiu – Concurso público do Circ, aberta as inscrições
Novos Concursos 15.305 Vagas
Simulado Nacional – Policia Federal