Nos últimos anos, testemunhamos uma rápida evolução tecnológica e mudanças significativas no mercado de trabalho. Estamos presenciando o surgimento das profissões do futuro, que vem ganhando maior visibilidade e valorização.
Ademais, os cargos e atribuições nas áreas de tecnologia, ciência e consultoria tornam-se mais reconhecidos a cada descoberta e inovação apresentadas, porém, para conseguir acompanhar as necessidades destas profissões do futuro, é necessário que haja profissionais especializados e qualificados para cada tipo de nicho.
Por essa razão, foram desenvolvidos cursos e especializações direcionados para essas demandas, então caso tenha interesse pelo setor tecnológico e almeja conhecer quais as profissões do futuro que estão em ascensão e porque são tão promissoras, leia a matéria até o final.
Quais serão as profissões do futuro?
Primeiramente, as profissões do futuro são carreiras profissionais oportunas que surgem em resposta às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas, com foco principal em habilidades de inovação, sustentabilidade, eletrônica e ciência.
Tais profissões são consideradas tendências para os próximos anos ou décadas, e espera-se que traga boas oportunidades de emprego.
Portanto, é relevante sempre estar atento às novas tendências e buscar desenvolver competências importantes para se preparar corretamente. Agora, conheça os empregos futuros que serão populares e em breve vão estar em alta:
1. Gestor de desenvolvimento de IA
Para começar, este profissional é responsável por gerenciar e liderar uma ou mais equipes de produção voltada para essa divisão em uma companhia. Todavia, na prática, a atribuição do gestor de desenvolvimento de IA envolve acompanhar as fases de vida da criação de uma inteligência artificial, desde identificar as exigências de negócio à inserção e aperfeiçoamento de soluções.
Nesta profissão do futuro, os gestores trabalham em cooperação com outros membros, como os desenvolvedores de softwares, cientistas e engenheiros de dados. Desse modo, é assegurado a criação de variantes de IA eficientes e precisas.
Para mais, eles também se responsabilizam por dar garantia de que os protótipos estejam em concordância com as leis vigentes e regulamentos. É uma das profissões do futuro, justamente pela necessidade gradual de programas e produtos com o requisito de inteligência artificial para auxiliar as pessoas na sua rotina.
2. Talker/Walker (Profissões do futuro)
De antemão, é um termo referido a um indivíduo que dedica 100% da sua atenção a grupos específicos ao qual foi contratado. Ou seja, é um auxiliar que tem como competência as funções de caminhar e/ou conversar, sendo comum para pessoas deficientes ou ao público idoso.
Apesar de não ser uma profissão do futuro, pois já existem contratações, o cargo pode tornar-se mais famoso. Isso devido ao fato de que há muitos grupos da 3ª idade que tendem a sofrer com problemas de mobilidade e solidão, principalmente se levarmos em conta o fato do avanço da tecnologia e o abandono que alguns idosos experimentam.
Então, um Walker/Talker será fundamental para amparar esses dependentes, oferecendo não só sua atenção, mas também sua assistência integral.
3. Conselheiro de compromisso de saúde
Antes de mais nada, esta pessoa ajuda as famílias a compreenderem e tomar decisões assertivas em relação ao tema. Além do mais, estes profissionais podem trabalhar em vários ambientes, como hospitais, consultórios clínicos e médicos, organizações governamentais e comunitárias.
Dentre suas principais obrigações, estão inclusos orientar os pacientes sobre sua condição atual e coletar informações. Dessa maneira, ele auxilia nas etapas de tratamentos e cuidados, atuando como “coach de saúde”, bem como aconselhando sobre alternativas de hábitos mais saudáveis.
Futuramente, essa profissão do futuro será crucial para que os pacientes se adaptem às tecnologias mais modernas e possam tomar sentenças associadas ao seu bem-estar.
4. Técnico de saúde assistida por IA (Profissões do futuro)
O técnico de saúde assistida por IA(inteligência artificial) é encarregado de entregar suporte aos demais profissionais no uso de tecnologia, visando melhorar a qualidade de atendimento ao cliente.
Algumas de suas funções são a supervisão dos sistemas de clínicas e hospitais, como também fornecer treinamento pessoal para utilização das novas soluções. Demais, os técnicos realizam a monitorização dos pacientes com sensores e recursos atualizados, sendo uma importante profissão no futuro.
5. Analista de cybercidade
Outra opção de profissões do futuro, está o analista de cybercidade, um especialista que atua com segurança, e é especializado em proteger as estruturas críticas de uma região ou cidade.
Estes técnicos têm como objetivo atestar que as redes de dados e tecnologia mantenham as localidades operando com seguridade contra possíveis ameaças online, além de trabalhar com organizações, empresas e governos locais para analisar riscos de golpes cibernéticos.
Além de que, eles implementam normas de prevenção e projetam planos de segurança para preservar os sistemas da cidade. Suas atribuições fazem com que esse trabalho seja o mais significativo, pois são indispensáveis para evitar e impedir os perigos que possam comprometer o banco de dados e outras instituições.
Por fim, os analistas devem estar por dentro das atualizações das tendências mais recentes e ferramentas tecnológicas, e ter capacidade técnica em criptografia, redes e sistema de defesa.
Para ser um analista em profissões de tecnologia é indispensável dominar o TI, por isso é tão importante buscar cursos profissionalizantes, como o curso de projeto de sistemas de TI da Fundação Bradesco (https://www.ev.org.br/cursos/projetos-de-sistemas-de-ti).
6. Diretor de portfólio genômico
Acima de tudo, o diretor de portfólio genômico é um profissional especializado em organismos vivos e seu gene(DNA), o que possibilita gerar, desenvolver e vender respostas para as adversidades que surgem associadas a esses seres.
Os biotecnólogos serão essenciais para o desenvolvimento de pastas biológicas, como também lideram os estudos e traçam metas para a empresa achar soluções vinculadas ao campo genômico.
7. Alfaiate digital (Profissões do futuro)
Entre os destaques das profissões do futuro, está o alfaiate digital, um perito que usufrui de softwares e tecnologia para criar designs de variados tipos de roupa e padrões diferenciados. Além do mais, ele tem a especialização para fazer ajustes e personalizar vestimentas segundo as exigências e medidas do consumidor.
Isso só será possível através de programas 3D de modelagem e outros sistemas operacionais para gerar designs digitais. Dessa maneira, eles poderão ser vistos de diferentes ângulos e adaptados antes de serem confeccionados.
Logo, essa profissão une habilidades comuns de alfaiataria juntamente com a tecnologia para fabricar roupas excelentes sob medida com qualidade.
8. Analista de Quantum Machine Learning
Antecipadamente, um analista de Quantum Machine Learning é um profissional que utiliza algoritmos quânticos e dados para solucionar problemas de máquina. Eles aplicam uma teoria avançada para gerar algoritmos mais poderosos e eficazes, e os instalam nos computadores de capacidade elevada.
Contudo, é necessário que a pessoa possua conhecimento profundo em física quântica, bem como aptidão em matemática, análise de dados e matemática. Devido à sua expertise, esses analistas estão sendo muito requisitados em setores de saúde, finanças e tecnologia, sendo reconhecida como uma das profissões do futuro na área científica.
9. Guia de loja virtual
Primordialmente, o guia de loja virtual é responsável por instruir e ajudar os clientes a encontrarem artigos e efetuar compras virtuais. Essa função está em melhoria, com o crescimento de empreendimentos online nos últimos tempos.
Neste caso, o profissional vai conhecer os itens e auxiliar os consumidores nas fases de localização, principalmente em portais mais difíceis de acessar e que contam com muitos mecanismos.
A principal incumbência do guia é melhorar a experiência do consumidor, fornecendo informações rápidas e resolver contratempos. Eles oferecem também atendimento personalizado, tratando cada cliente como uma pessoa única, ouvindo suas preferências e ajudando a achar os produtos ideais para suas necessidades.
10. Curador de memórias pessoais (Profissões do futuro)
A princípio, é uma pessoa que ajuda na organização e conservação de lembranças familiares ou alguém em particular. Tal profissional pode:
- classificar objetos, fotos e documentações;
- criar álbuns de fotografia;
- gravar vídeos ou áudio, narrando histórias e lembranças;
- registrar conquistas e experiências.
Basicamente, o curador pode atuar de muitas formas, tanto coletiva quanto individual, oferecendo serviços de treinamento, consultoria e instrução para ajeitar as informações mais pertinentes. Essa é mais uma, entre tantas profissões do futuro, que estão se popularizando, por causa da tecnologia e da viabilidade de manter viva a lembrança de pessoas próximas.
11. Atendente virtual de pacientes
Desde já, essa profissão do futuro será um dos trabalhos que podem vir a se popularizar em breve. Isso posto que os profissionais atendentes vão orientar os pacientes nas consultas e buscas por médicos especialistas.
Não se trata somente de atendimento virtual, mas essa profissão do futuro poderá ser humana ou robotizada, ajudando em outras questões, por exemplo: responder a dúvidas do cliente, agendar exames ou consultas e dar explicações de convênio.
Deste jeito, a ocupação agrega tecnologia e saúde para dispor comodidades mais acessíveis e simplificadas ao paciente.
12. Consultor de aposentadoria
Outrossim, essa profissão será ampliada em um futuro próximo, pois muitas pessoas da velha geração não entendem ou conhecem o processo e requisitos para concluir seu exercício e receber a retribuição do governo.
Aliás, por conta das mudanças na Reforma Previdenciária houve alterações nas normas já conhecidas, de maneira que o consultor de aposentadoria será estimado por indivíduos que querem maior tranquilidade para lidar da melhor forma com seu benefício.
13. Consultor financeiro de criptomoedas (Profissões do futuro)
Da mesma forma que os serviços de consultoria são populares entre o público, o mesmo é válido para o segmento financeiro, em particular quando falamos em criptomoedas. Os intermediários de investimentos são encargos que se fortificaram no mercado.
No momento atual, os users também buscam ajuda experiente para obter direções sobre aplicações em ativos no quadro digital. Por essa razão, os consultores se tornarão ainda mais famosos ao decorrer do tempo.
Isso em razão da variedade de criptoativos que vem surgindo, exigindo maior entendimento dos investidores que almejam bons resultados em suas aplicações.
14. Detetive de dados
O detetive de dados é um especialista que usa de suas habilidades técnicas de ciências de dados e analíticas para coletar,verificar e examinar informações. O objetivo principal é retirar importantes elementos que podem ajudar a resolver eventuais problemas e a tomar decisões favoráveis.
Neste cargo, o detetive lida com grandes quantidades de dados, detecta padrões, anomalias e tendências, e converte dados em referências úteis e processáveis. Mais a mais, são incumbidos de divulgar seus resultados de forma sucinta e transparente para os interessados, e podem exercer suas funções em diversos setores. Ainda, os detetives de dados precisam ter competências interpessoais, pois assim poderão trabalhar em conjunto com outras pessoas e colaborar com outros âmbitos da instituição para identificação de soluções para os obstáculos em pauta.
15. Engenheiro de energias renováveis (Profissões do futuro)
As questões sustentáveis estão ganhando mais atenção e força pelos países desenvolvidos, e em breve serão o centro do foco da atividade de preservação. O que inclui a produção de energia limpa, que pretende averiguar e verificar as fontes renováveis mais apropriadas.
Em função disso, o engenheiro que atuar nessa profissão do futuro, terá que liderar um pessoal de projeção e avaliação de soluções que não só gerem energia ecológica, mas também possam contribuir para atender grandes cidades e empresas.
16. Polícia virtual
Nessa profissão do futuro, o policial deve garantir a execução da lei no ambiente digital, como as mídias sociais e a internet. Ainda que esse exercício seja complexo, há algumas esferas no qual o policial virtual consegue agir.
E isso só é viável graças a tecnologia de ponta/high tech, como sistema de análise de banco de dados, IA e meios de monitoração de rede. Fora que, podem contar com o suporte de profissionais especializados em engenharia reversa, cibersegurança, pesquisa forense e entre outros domínios de tecnologia.
A polícia virtual trabalha em cooperação com outras agências do governo e forças de segurança, além de ONGs sem fins lucrativos, empresas tecnológicas e grupos sociais para proteção à segurança do público e aos direitos dos civis.
O que todos estes trabalhos têm em comum?
Em um futuro não tão distante, todas as profissões terão relação a “metamorfose digital”, independente do campo de atuação. Isso quer dizer que os profissionais precisam estar aptos nos quesitos de tecnologia, como a capacitação de enfrentar dados de grande volume e entender como usufruir destes dados de uma forma estratégica.
Ainda assim, a mecanização será mais comum nos cargos- chave. Aumentando o nível de produtividade e possibilitando que os trabalhadores concentram-se em ofícios criativos e minuciosos.
Entretanto, as profissões do futuro também vão exigir que os empregados trabalhem em equipe, pois mesmo que sejam de áreas divergentes, todas possuem uma interligação entre si, o que resulta em resultados efetivos.
Conclusão sobre as profissões do futuro
Nesta matéria, buscamos falar sobre as 16 opções de profissões do futuro, que estão cada vez mais ligadas à tecnologia, habilidades multidisciplinares e inovação. A automação e a inteligência artificial podem transformar certas ocupações, eliminando algumas tarefas repetitivas e impulsionando a necessidade de habilidades mais criativas e adaptáveis.
A maioria das profissões do futuro mencionadas ao longo do artigo, estão ligadas à ciência de dados, IA, desenvolvimento de software, cibersegurança e tecnologias sustentáveis e têm grande potencial de crescimento. Além disto, habilidades humanas, como pensamento crítico, comunicação eficaz, resolução ágil de problemas e inteligência emocional, são cada vez mais valorizadas.
Em conclusão, as profissões do futuro exigem a combinação de uma única habilidade técnica, criatividade e competências interpessoais, dando destaque a importância de aprendizagem ao longo da vida e da capacidade de se ajustar a um cenário que sempre está em constante mudança.
Se está estudando para atuar em uma das profissões do futuro, e está passando por dificuldades, pode buscar a renegociação FIES para ter mais tranquilidade nas suas contas.