Carregando sua Recomendação...

Como Comprar Uma Casa com Financiamento: Confira o Passo a Passo Completo para Aprender!

como comprar uma casa com financiamento

Saber como comprar uma casa com financiamento é a dúvida de muitos brasileiros que estão em busca de realizar o sonho do imóvel próprio e essa muitas vezes acaba sendo uma opção mais viável. Além disso, esse processo envolve diversas etapas que podem parecer complexas de início.

Muitas pessoas buscam como comprar uma casa com financiamento por ser uma opção bastante acessível no Brasil. Além de diversas instituições financeiras oferecerem diferentes condições e taxas. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, é uma referência neste assunto.

Por isso, se você deseja conhecer as exigências e os documentos necessários para conseguir dar entrada em um financiamento é fundamental garantir que tudo possa acontecer sem imprevistos. Dessa forma, se você deseja saber como comprar uma casa com financiamento, continue com a gente até o fim do artigo. 

Como funciona o financiamento imobiliário?

como comprar uma casa com financiamento
Descubra como comprar sua casa própria com financiamento (Fonte: Canva)

Em primeiro lugar,  é necessário entender na prática o que é financiamento de um imóvel. Dessa forma, financiar um imóvel significa pagar um empréstimo para conseguir comprar a casa própria. Fazendo isso, o dinheiro é utilizado especificamente para essa finalidade e o valor é direcionado ao corretor de imóveis ou vendedor.

De uma forma mais simplificada, o comprador paga o imóvel por meio de pequenas prestações mensais para a instituição financeira. Com algumas taxas de juros, prazo de pagamentos e outras condições que estão previstas em acordo.

Todos esses detalhes já são definidos previamente em contrato. Além disso, ele é assinado pelas duas partes para conseguir garantir a segurança na hora de fazer a negociação. Desse modo, você já sabe exatamente quanto precisa pagar mensalmente e consequentemente acaba evitando surpresas ao longo do caminho.

Normalmente, o financiamento imobiliário possui uma das taxas de juros consideradas mais baixas no mercado. Sem contar que os prazos de pagamento costumam ser bem longos, de até 35 anos. Com o financiamento de imóvel, é possível comprar propriedades usadas e novas. Para uso comercial ou residencial, de diferentes modelos, como por exemplo:

  • Casas;
  • Terrenos;
  • Lotes;
  • Apartamentos;
  • Prédios;
  • Galpões.

Por que financiar um imóvel? – Como comprar uma casa com financiamento

Sem dúvidas, comprar a tão desejada casa própria é o desejo de milhões de brasileiros. Para ter uma pequena noção, segundo informações do Censo Quinto Andar de Moradia, cerca de 87% da população brasileira tem esse objetivo de vida.

Atualmente, as parcelas de um financiamento imobiliário são bem parecidas aos valores de um aluguel, ou então até mais baixas. Por esse motivo, essa é uma maneira de morar em um imóvel próprio e evitar problemas com seu planejamento financeiro pessoal.

Além disso, ao financiar um imóvel ou apartamento você garante diversas vantagens, como por exemplo:

  • Consolidação de patrimônio, ou seja, você pode passar a construir seu futuro aos poucos;
  • Possibilidade de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar o valor devido ou dar uma entrada;
  • Redução dos eventuais problemas com o imóvel, isso que o procedimento é criterioso e não aceita propriedades com problemas de documentação ou alguma irregularidade, por exemplo;
  • Possibilidade de se mudar imediatamente no imóvel, como se já tivesse feito o pagamento.

Quando é indicado fazer um financiamento?

Antes de qualquer coisa, você precisa fazer uma análise em suas finanças para garantir que o financiamento é uma opção viável para você. Além disso, o financiamento de imóvel novo ou usado é um compromisso de longo tempo.

Por esse motivo, é fundamental fazer uma boa avaliação de suas finanças antes de tomar uma decisão que pode comprometer sua renda mensal. Dessa forma, essa é uma boa opção para quem:

  • Pesquisou bem as opções e encontrou uma que se encaixa em seu orçamento familiar;
  • Analisou suas próprias condições atuais e chegou a conclusão de que a maioria das opções condiz com o seu momento de vida atual;
  • Depois de fazer a simulação de um financiamento e se certificar que você consegue arcar com os gastos;
  • Conseguiu se planejar financeiramente e deseja começar a construir seu patrimônio;
  • Mora de aluguel e acaba pagando um valor equivalente ao que pagará em uma parcela de financiamento.

Quem tanto pode comprar uma casa com financiamento?

Qualquer pessoa que está em condições de comprar uma casa com financiamento. Para isso, basta cumprir as exigências solicitadas pela instituição financeira, de forma geral, os pré-requisitos exigidos são:

  • Ser maior de 18 anos de idade;
  • Não ter pendências com o Fisco ou com a Previdência Social;
  • Estar com o nome limpo;
  • Ter uma renda compatível com o financiamento, dessa forma, o ideal é que as parcelas ocupem no máximo 30% da sua renda mensal;
  • Ser brasileiro naturalizado ou nato, ou seja, um estrangeiro que tenha visto de residência permanente.

Financiamento da Caixa Econômica Federal

Primeiramente, famoso por conta do programa Minha Casa Minha Vida (www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida), financiamento imobiliário Caixa permanece vivo na memória de muitas pessoas. entretanto, existe quem não aproveite as facilidades por conta da desinformação.

Sem dúvidas, existem outros modelos de financiamento, mas esse é um dos mais buscados por quem deseja saber como comprar uma casa com financiamento na Caixa. Dessa forma, você precisa se locomover até uma agência mais próxima de você após revisar seu orçamento familiar e escolher um imóvel, seja novo ou usado.

Passo a passo para o financiamento

A partir disso, a instituição financeira faz uma avaliação completa do bem material e em seguida define uma proposta de linha de crédito. Observe que existem diferentes etapas ao longo desse processo.

Inicialmente, a instituição financeira efetua uma análise prévia na qual leva em consideração os seguintes requisitos exigidos:

  • Ter idade mínima de 18 anos; 
  • Nacionalidade estrangeira, estrangeiro neste caso são aceitos desde que possuam visto de permanência no Brasil;
  • Capacidade financeira de conseguir arcar com o acordo. Vale lembrar que o total de parcelas deve comprometer no máximo 30% de sua renda bruta;
  • Ausência de cadastro negativos em diferentes órgãos de proteção ao crédito.

Vale lembrar que quando alguém compra um imóvel é possível financiar o pagamento. Isso porque se tratam de bens materiais com valores bem elevados. Ou seja, nem sempre será possível pagar tudo de uma vez. Desse jeito você quita apenas a entrada e faz o restante de modo parcelado.

Por esse motivo, as instituições financeiras pagam ao vendedor do  imóvel a quantia que o comprador precisa pagar para conseguir completar a oferta. Em seguida, o novo proprietário realiza o pagamento para a instituição conforme as parcelas combinadas em acordo.

Além disso, a sua dúvida é como financiar um apartamento ou como financiar um imóvel já usado. Vale ressaltar que neste caso o processo de financiamento não muda em nada. Ou seja, funciona da mesma maneira para a compra de um apartamento ou uma casa, independente dele ser novo ou usado.

Conclusão sobre como comprar uma casa com financiamento

Por fim, para determinar se você pode ou não financiar uma casa, primeiro considere sua renda mensal atual em relação ao valor da prestação que normalmente precisa exceder cerca de 30% da sua renda.

Os bancos normalmente também analisam seu histórico de crédito, incluindo seu score para conseguir avaliar seu perfil mais a fundo. Além disso, é fundamental ter uma entrada e preparar toda a documentação solicitada, como comprovantes de renda e seus  documentos pessoais. 

Antes de fazer de fato o financiamento, procure fazer simulações de financiamento em  diferentes instituições financeiras para comparar as condições de pagamento, taxas de juros e pagamento. O que te ajudará a determinar sua capacidade de financiamento.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.