Conheça os melhores investimentos de curto prazo e tenha boa liquidez e baixo risco em suas aplicações.
Os investimentos de curto prazo são os ativos onde deixa o dinheiro por um tempo menor e recebe o dinheiro com a rentabilidade.
Esse ativo é interessante e pode te dar um bom retorno se souber escolher entre as opções de melhores investimentos de curto prazo.
Para isso deve analisar cada um de acordo com o seu perfil de investidor, um dos assuntos que também abordamos aqui, além de explicar detalhadamente cada um dos melhores investimentos de curto prazo.
O que é um investimento de curto prazo?
Investimentos de curto prazo são aplicações que recebem o lucro de forma mais rápida, ou seja, possuem prazos menores, geralmente com liquidez diária.
Nesse tipo de aplicação encontra diversas possibilidades, indo da renda fixa a variável, o ideal vai de cada indivíduo e principalmente do seu perfil de investidor.
Independente de onde deixar o seu dinheiro deve ter um planejamento bem estruturado, sem isso corre o risco de sair perdendo dessa aplicação.
Perfil ideal do investidor de curto prazo
Existem 03 grandes grupos de perfis, é importante entender isso para ver se é a pessoa certa para usar os investimentos de curto prazo.
Perfil de Investidor | Característica principal | Vantagem | Desvantagem |
Arrojado | Corre mais riscos | Tem retorno mais rápido | Em pouco tempo pode perder tudo |
Moderado | Tem parte do investimento protegido e parte em ativos de risco | Aproveita o melhor de cada tipo de investimento | Pode perder alguma oportunidade pela divisão dos investimentos |
Conservador | Sempre foca no longo prazo | Dificilmente perde o que investiu | Demora para ver o retorno das aplicações |
Geralmente o investidor que escolhe os ativos de curto prazo está no perfil moderado, pois tem uma certa aversão aos riscos, embora aceite explorar diversas áreas.
Outra característica marcante de quem utiliza essas aplicações, é ser um investidor iniciante, pois ainda não tem conhecimento suficiente para analisar o mercado com o um todo.
Todavia, tende a buscar opções seguras, mas onde haja a chance de retorno mais ágil.
Por que escolher investimentos de curto prazo?
Os investimentos de curto prazo são indicados para pessoas que gostam de poder usar o dinheiro a qualquer momento, tendo em vista que eles possuem liquidez diária e geralmente tem baixo risco, embora existam opções com alto risco, como verá mais adiante.
Afinal, qual é a melhor aplicação financeira de curto prazo? Vejamos agora detalhes sobre cada uma das 8 possibilidades mais interessantes.
8 melhores investimentos de curto prazo
Adiantamos que entre as suas possibilidades há ativos de renda fixa (mais seguros, mas com menor lucratividade) e variável (risco maior, porém tem chance de ganhar mais).
1. Day Trade
O Day Trade é um tipo de investimento onde negocia contratos diariamente na Bolsa de Valores Brasileira (B3), muitas vezes compra e vende o ativo no mesmo dia.
Esse investimento de curto prazo é um dos mais difíceis, exige muito conhecimento do mercado e atenção às notícias para aproveitar os melhores e piores momentos da bolsa.
Todo trader precisa ser ousado, gostando do risco e de certo modo é preciso ter frieza também, principalmente ao operar com muito dinheiro.
Uma das corretoras mais usadas para esse investimento é a Clear (https://corretora.clear.com.br/), por ter corretagem zero.
2. Swing Trade (Melhores Investimentos de Curto Prazo)
O Swing Trade é uma modalidade menos arriscada do que o Day Trade, aqui ele visa assegurar o lucro que já obteve com um investimento, dificilmente esse trader irá zerar as posições, o que é algo comum para o day trader.
3. Position Trade
Essa é a forma mais segura de investir na bolsa de valores, aqui se foca em comprar uma ação boa que pague bons dividendos.
Sobretudo, a position trade é uma modalidade que exige mais tempo do que as outras duas, no entanto a chance de ter resultados positivos aumenta consideravelmente devido à diminuição do risco.
4. Fundos DI (Melhores Investimentos de Curto Prazo)
Quando investe nos fundos DI, está aplicando seu dinheiro em um ativo ligado à taxa Selic, definida pelo governo, sendo uma das opções mais seguras entre os melhores investimentos de curto prazo.
É uma excelente escolha se o seu perfil é conservador, pois a chance de perder o dinheiro é muito baixa.
Ademais, é uma junção de diversos títulos públicos, indicando boa liquidez. Todavia deve sempre ficar atento às oscilações, pois a cada trimestre o governo altera a Selic.
5. Fundos Multimercado
No fundo multimercado conta com a análise de especialistas do mercado financeiro que decidem onde o dinheiro será investido. Não há limitação, podem ser escolhidos tanto ativos de renda fixa (CDB, LCI, Tesouro, entre outros), quanto renda variável (ações, BDRs, ETFs, entre outros).
Por conta dessa variação o risco é maior, então pesquise por fundos que apresentaram bons resultados nos últimos meses, isso te ajuda na escolha.
6. Tesouro Direto
O Tesouro Direto é uma das aplicações mais seguras do Brasil, nele está emprestando dinheiro para o governo, esse devolve para você depois de um tempo com os juros.
Além disso, tem uma boa rentabilidade, pois tem ligação com a taxa Selic seguindo a oscilação da mesma.
Muitos investidores iniciantes gostam de investir no Tesouro Direto, pois não precisam se preocupar com o Imposto de Renda, pois o tributo é descontado automaticamente.
7. CDB (Melhores Investimentos de Curto Prazo)
O CDB é o investimento que mais se popularizou nos últimos anos devido aos bancos começarem a entregar rentabilidade na conta corrente.
Basicamente está emprestado dinheiro ao banco, ele repassa a quantia para outra pessoa e depois divide os lucros com você ao fim do período definido na hora de aplicar.
Na atualidade, os melhores bancos digitais para investir tem esse recurso, além de contar com outras ofertas de investimentos. Se a sua meta é deixar o dinheiro rendendo e utilizá-lo quando quiser, busque um CDB com liquidez diária.
8. LCI e LCA
A LCI e LCA são ativos de renda fixa que possuem uma excelente lucratividade, entregando ao cliente um bom retorno. Embora na utilização as duas sejam bem parecidas, sua finalidade é diferente, as LCIs servem para aplicações no mercado imobiliário, por isso se chama Letra de Câmbio Imobiliária.
Por outro lado, a LCA é utilizada para investir no agronegócio brasileiro, sua sigla quer dizer Letra de Câmbio do Agronegócio.
Esses investimentos têm a proteção do FGC (Fundo de Garantia de Créditos) protegendo seu dinheiro. Se a corretora de investimentos ou banco falir receberá o dinheiro do fundo, se estiver no limite de 100 mil reais.
Conclusão
Inicialmente pode entender o que é um investimento de curto prazo e descobriu os 3 principais tipos de investidores do mercado, além de compreender a relevância desse tipo de aplicação.
Então conheceu os 08 melhores investimentos de curto prazo do Brasil, especificamos as características de cada um e buscamos esclarecer como eles funcionam na prática.
Todavia, ainda fica a dúvida, por onde investir para ter bons resultados? Todas as aplicações que mencionamos acha nas melhores corretoras de investimentos, empresas muito confiáveis e com corretagem zero.