Você sabia que o grande motivo das pessoas não tirarem os seus objetivos do papel é por falta de planejamento? O planejamento financeiro não é sobre dinheiro, é sobre liberdade e é nesse artigo aqui que eu vou te mostrar como que você vai criar a sua retrospectiva financeira para que você comece bem o seu dois mil e vinte e, de fato, tire aí os seus objetivos do papel.
Mais antes de mais nada, se essa é a sua primeira vez aqui em nosso site, não se esqueça de continuar conferindo todos os nossos outros artigos cheios de conteúdo para você! Se você está precisando uma ajuda, ou até mesmo dicas para suas finanças, você está no lugar certo! Todos prontos? então vamos lá!
É importante que você separe um tempo de concentração e dedicação pra você fazer a sua retrospectiva financeira, afinal são os seus sonhos, os seus planos, olha a importância que isso tem. Então você começa e se dedica a ele, de preferência comece e termine no mesmo dia, sem internet, se dedicando aí de verdade ao que você quer e depois daqui umas duas semanas, dá uma olhadinha de novo, faz uns ajustes e tá tudo lindo.
Faça a sua retrospectiva financeira
Então, gente, a primeira coisa que a gente vai fazer para a nossa retrospectiva financeira é o primeiro passo, que é recapitular, nada mais é do que retrospectiva do ano que está terminando. Ah se a gente soubesse, conseguisse entender o quanto isso é importante, o quanto avaliar as nossas experiências é riqueza pura e nos prepara melhor para os próximos passos, porque a gente quer realizar.
Então, gente, já fica aqui até uma dica pra você fazer no ano que vem, se ainda não faz, é ter um diário. Nada melhor do que ter um lugar onde você vai registrar imediatamente quando as coisas aconteceram, na flor da emoção.
por quê? O nosso cérebro nos prega algumas pecinhas, então com o passar do tempo, ele distorce as situações, as emoções já não são as mesmas, às vezes ele aumenta uma coisa que não foi tão grande, com o passar do tempo, né? Ou uma coisa que foi muito grande, dá uma diminuída, então é importante demais que a gente tenha esse registro da coisa ali pra resgatar, principalmente, numa hora de recapitulação assim como a gente tem que fazer agora no primeiro passo.
Mas se você não tem, não tem problema, pega e vai fazendo as questões aí pra acompanhar. Então, nesse primeiro lugar aí é avaliar o que eu conquistei em dois mil e dezenove, o que foi bom, o que não foi e não foi bom por que, e foi bom por que, eu não tirei esse objetivo do papel por que, é olhar a roda da sua vida aí e avaliar no que você mais deu atenção, o que você não conseguiu dar atenção, qual foi seu foco do começo do ano, você manteve, o que você melhorou e tudo mais.
então tem vamos começar recapitulando! Recapitulou, agora qual é o seu ponto de partida, tá, então da onde você parte para o Ano Novo, qual a minha renda, quais são os meus gastos, quais são os meus investimentos, o que eu guardei, então você tem o seu mapa do momento, aquele raio x que a gente fala aqui bastante, né. logo teremos aqui um artigo que irá te dar dicas de como que você organiza a sua vida financeira num passo a passo bem simples, se você quiser dar uma olhadinha, fique atento a todos os nossos outros artigos.
Seja analítico
Ou seja, já olhei pro meu caminhar até aqui, entendi onde eu cheguei e como que eu tô partindo para o meu Ano Novo, eu preciso entender, né? Afinal também o ano que vem eu vou fazer essa recapitulação, então vou ter que olhar da onde eu parti, ah aquele momento lá que eu fiz o meu planejamento eu tava assim, assim, assado, então eu consigo ter dados pra analisar o meu processo também, fazer essa comparação, ah eu ganhava tanto, agora termino o ano assim, então quanto mais informações você tiver, melhor pra você ir medindo a sua evolução. Tem que ser analítico o negócio pra você conseguir acompanhar a sua evolução ou até mesmo alguns desvios no meio do caminho, que pode acontecer e você conseguir retomar aí, ter uma referência muito mais clara das coisas.
E ai, gostou de nossa dica de como você pode fazer para a sua retrospectiva financeira, recapitular todo o caminho percorrido neste ano que está indo embora? Então não se esqueça de continuar conferindo todos os nossos outros artigos, sempre repletos de novidades para você.
E se você é novo aqui em nosso no Concurseiros e Apostilas, não se esqueça de continuar acompanhando todos os nossos outros artigos e dicas, alem de finanças, temos diversas dicas para você que está pretendendo passar em um concurso! fique sempre conosco!
Veja também:
Sem reajuste para o servidor e não terá concurso para 2020
Saiu – Concurso público do Circ, aberta as inscrições
Novos Concursos 15.305 Vagas
Simulado Nacional – Policia Federal