Carregando sua Recomendação...

Simulador de Financiamento: O que é e Como Usar Corretamente!

Antes de fazer um empréstimo ou financiamento, é importante usar um Simulador de Financiamento para ter certeza de tudo.

Portanto, um Simulador de Financiamento é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje.

Sendo assim, você vai descobrir o que é e como funciona o Simulador de Financiamento, para aplicar da maneira correta em sua vida financeira.

O que é Simulador de Financiamento?

simulação de financiamento
O que é Simulador de Financiamento (Imagem: reprodução)

Usar um Simulador de Financiamento é uma das principais maneiras de saber se está fazendo um bom negócio.

Desta maneira, você precisa conhecer quais são as vantagens desta ferramenta para não fechar contratos que vão prejudicar sua saúde financeira.

Quando você age por impulso, as chances de não entender completamente o contrato que está assinando é grande.

Portanto, no caso de financiamentos e empréstimos, é muito fácil acabar se prejudicando se as taxas de juros forem maiores do que você espera.

Não deixe de checar Modalidades do Financiamento Itaú: Conheça Todas Elas!

Além disso, ao usar um Simulador de Financiamento você vai estar escolhendo a segurança e confiabilidade.

Às vezes queremos tanto uma coisa que não paramos para pensar nos detalhes e essa pode ser nossa ruína.

Sendo assim, o Simulador de Financiamento aparece como uma ferramenta rápida e fácil de usar para encontrar o negócio que realmente cabe no seu bolso. 

Desta forma, podemos definir o Simulador de Financiamento como uma ferramenta que tem o objetivo de ajudar a visualizar o valor de juros e as parcelas de uma negociação. 

Contudo, esse mecanismo não leva em conta a análise de crédito que as instituições financeiras fazem para cada caso.

Dito isso, a simulação do seu financiamento é feita com as condições padrões e você deve usá-la como uma referência. 

Para mais, com o Simulador de Financiamento você consegue comparar taxas de juros de diferentes instituições e aprofundar sua pesquisa sobre o melhor negócio.

Com mais informações e dados para comparar, fica bem mais fácil escolher a instituição certa para o seu financiamento.

Por fim, é possível usar o Simulador de Financiamento online, sem sair de caso, e você ainda encontra vários simuladores diferentes. 

Como funciona o Simulador de Financiamento?

Usar o Simulador de Financiamento antes de contratar uma instituição financeira vai te ajudar a economizar dinheiro.

Portanto, com as possibilidades que essa ferramenta trás, você pode esperar uma economia muito boa em um possível negócio. 

Desta forma, é preciso estar disposto a fazer várias simulações e usar o Simulador de Financiamento sempre, para assim encontrar as melhores opções.

Quanto mais você pesquisar e analisar, maior serão as chances de você encontrar um negócio com as melhores condições. 

Primeiramente, antes de partir para o Simulador de Financiamento, você vai precisar dos seus documentos e dados do bem que quer financiar em mãos. 

Desta maneira, você vai conseguir resultados mais realistas e precisos em suas pesquisas, portanto, não se esqueça deles!

Como dito anteriormente, é possível fazer simulações em diversas plataformas online diferentes, e quase toda instituição financeira possui uma. 

Contudo, por mais que as instituições permitam as simulações pela internet, na hora de contratar o mais comum ainda é pessoalmente. 

Dito isso, algumas instituições, como bancos digitais, por exemplo, oferecem opções de financiamento para você contratar online. 

Com o Simulador de Financiamento aberto, a primeira etapa é preencher um formulário com seus dados pessoais.

Um ponto importante que costumam perguntar é se você possui FGTS, pois em alguns casos é possível usar o valor para abater parte do financiamento. 

Assim sendo, a instituição financeira vai te oferecer opções com base no seu perfil e a simulação de seu financiamento será mais precisa. 

Portanto, ao encontrar a simulação que melhor combina com você e atende suas necessidades, o site geralmente indica uma área para falar com um atendente da instituição. 

O que considerar na Simulação?

O Simulador de Financiamento é um grande suporte para te ajudar a encontrar o melhor negócio, mas a análise cabe a você.

Desta forma, é preciso estar preparado para analisar as opções e decidir qual delas vai te servir melhor. 

São muitos os aspectos que você precisa ter em mente quando estiver usando o Simulador de Financiamento, porém, um essencial é o tipo de financiamento que pretende fazer. 

Dito isso, os financiamentos são diferentes para imóveis e veículos, por exemplo, e cada um opera de seu próprio modo. 

Desta maneira, tenha bem claro o financiamento que você vai fazer para não perder tempo com algo que não vai ser útil no final.

Além disso, existem duas formas de pagamento para o seu financiamento, que devem ser levadas em consideração ao usar o Simulador de Financiamento.

Na primeira delas, as parcelas possuem um valor fixo durante todo o período de pagamento do seu financiamento.

Entretanto, existe outra maneira onde as parcelas são decrescentes, ou seja, você começa pagando um valor mais alto e termina com um mais baixo. 

Sendo assim, você precisa decidir qual dessas formas é a que vai se encaixar melhor em sua vida financeira a longo prazo, já que financiamentos costumam ser um comprometimento de anos. 

Para mais, o prazo de pagamento do seu financiamento é um aspecto muito importante que não pode ser deixado de lado. 

Com o Simulador de Financiamento você vai analisar o tempo que terá disponível para fazer o pagamento do valor financiado, ou seja, a quantidade de parcelas.

Não se esqueça que as parcelas sofrerão reajuste da inflação sempre e se atente às taxas de juros oferecidas!

Por fim, analise o CET (Custo Efetivo Total) pois esse é o valor mais importante da sua negociação. 

Simuladores populares

Agora que você já sabe como analisar os dados que o Simulador de Financiamento te mostra, é hora de conhecer algumas opções.

Na internet você encontra diversos simuladores e recomendamos que sempre teste seu financiamento em todos eles.

Primeiramente, o Simulador Habitacional Caixa é uma excelente opção para quem está pretendendo financiar um imóvel .

Desta maneira, este Simulador de Financiamento te ajuda a simular o negócio exclusivamente no banco caixa.


Você conhece mais sobre o Simulador Habitacional Caixa em (https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/habite-seguro/Paginas/default.aspx).

Para mais, outra grande alternativa é o Simulador de Veículos Bradesco, para te ajudar a ter aquele veículo dos sonhos. 

Dito isso, neste simulador é levado em conta exclusivamente as ofertas desta instituição, mas você encontra simuladores parecidos em outros bancos. 

Por fim, o Banco Central disponibiliza a Calculadora do Cidadão, uma plataforma muito interessante que promete auxiliar muito.

Sendo assim, a Calculadora do Cidadão é um Simulador de Financiamento que funciona apenas para simular negócios com prestações físicas.

Contudo, você só vai precisar preencher três de quatro dados que o sistema possibilita, sendo eles: valor financiado, valor da prestação, juros de meses e taxas de juros mensais. 

Além disso, vale lembrar que muitas instituições financeiras oferecem tanto simuladores online quanto fazem simulações presencialmente, se preferir. 

Conclusão sobre Simulador de Financiamento

O Simulador de Financiamento é uma ferramenta que faz uma diferença enorme para o seu financiamento. 

Assim sendo, quando você decide usar um, é muito provável que isso vai fazer que economize um bom dinheiro ao te auxiliar na escolha da negociação certa. 

Todavia, para que o uso do Simulador de Financiamento seja bem aproveitado, você precisa usar vários diferentes.


São muitas as instituições financeiras que oferecem simuladores de financiamento online, e comparar as propostas de cada uma delas para achar a melhor é o ideal.

Quanto mais você pesquisar e analisar em simuladores de financiamento, maior vai ser a variedade de negócios possíveis.

Para mais, na hora de usar o Simulador de Financiamento, você vai precisar estar com os seus dados e os do bem financiado em mãos. 

Agora, quanto a analisar se um financiamento é interessante ou não, o primeiro passo é saber qual tipo de financiamento você está procurando.


O financiamento de imóveis e o de veículos, por exemplo, possuem características e ofertas diferentes.

Além disso, fique atento e ciente de que existem duas formas de parcelar o seu financiamento, com parcelas fixas ou decrescentes. 

Em cada Simulador de Financiamento, não se esqueça de analisar o valor da taxa de juros, o prazo disponível para pagamento e o CET. 

Por fim, você encontra diversos simuladores na internet, sendo que entre os mais populares está o Simulador Habitacional Caixa. 

Para mais, se destacam também o Simulador de Veículos Bradesco e a Calculadora do Cidadão, que pertence ao Banco Central. 

Ademais, o Simulador de Financiamento é uma etapa indispensável para ter certeza que você está escolhendo a melhor opção de financiamento possível.


Portanto, não se esqueça de pesquisar bem e fazer uma análise das características antes de contatar o seu financiamento!

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.