Carregando sua Recomendação...

Bancos Digitais para Menores de Idade: Conheça As Principais Opções para Iniciar a Vida Financeira!

Os bancos digitais para menores de idade são grandes aliados da educação financeira principalmente para aqueles que começam a praticá-la desde cedo. Por isso, é comum que muitos pais e responsáveis tenham dúvidas sobre qual a melhor instituição financeira para iniciar a vida do menor nesse meio.

Sem contar que os bancos digitais para menores de idade são a opção perfeita para começar a guardar dinheiro pensando no futuro da criança ou adolescente. Além de começar a fazer investimentos para que desde cedo eles possam fazer o seu dinheiro crescer para poder colher os frutos no futuro. Além disso, os pais conseguem ter controle sobre as finanças dos filhos, outros pontos importantes estão nos benefícios das contas digitais, como cartões e investimentos seguros para começar a poupar dinheiro.

Se você se interessou pelo assunto e deseja conhecer melhor as opções de bancos digitais para menores de idade, você está no lugar certo! Análise todas as opções a seguir e veja qual se adequa melhor às suas necessidades e da sua família. Tenha uma excelente leitura!

Como funcionam os bancos digitais para menores de idade?

bancos digitais para menores de idade
Os bancos digitais são opções seguras e completas (Fonte: Canva)

Existem diversas opções no mercado financeiro de bancos  digitais para menores de idade que permitem a abertura de contas para menores de 18 anos. Contudo, não são todos os bancos digitais que oferecem essa opção para esse público alvo. Isso porque normalmente é preciso o aval e o acompanhamento direto dos responsáveis pelo menor de idade por meio de outros dispositivos. 

De acordo com o Banco Central do Brasil, os jovens menores de 16 anos podem ser titulares de suas próprias contas no banco. Porém, para isso eles precisam ser representados por ao menos um responsável local. A ideia principal é que  o responsável maior de 18 anos acompanhe de perto as movimentações na conta do menor de idade. Isso para, por exemplo, evitar a contratação de determinados produtos sem a aprovação do responsável (empréstimos, por exemplo) ou até mesmo evitando que ele tenha um certo descontrole financeiro. Os bancos digitais internacionais são opções práticas e seguras para cuidar das finanças.

Como abrir uma conta em bancos digitais para menores de idade?

Primeiramente, o processo de abertura de uma conta em bancos digitais para menores de idade tende a variar de acordo com a instituição financeira escolhida. Normalmente, isso envolve alguns passos comuns do processo, tendo a mesma listagem de documentos e ações. 

Outra diferença é que também é solicitada a documentação dos responsáveis pelo menor de idade. Em alguns casos eles também necessitam de uma conta ativa no espaço digital para poder acompanhar as transações financeiras dos menores. Os  bancos digitais cada vez mais vem conquistando mais público, em especial os jovens.

Isso porque eles buscam oferecer os mesmos serviços dos bancos tradicionais, mas sem precisar se  deslocar até uma agência física, fazendo tudo de forma online. Ou seja, sem burocracias de forma bem mais simples, rápida e objetiva. 

Melhores 3 bancos digitais para menores de idade

Veja abaixo três opções de bancos digitais para menores de idade:

1- Banco Inter

Primeiramente, a conta kids permite que os menores de 18 anos possam gerir e cuidar do seu próprio dinheiro. Dessa forma, a instituição financeira disponibiliza ao jovem um cartão de débito próprio e permite que ele faça investimentos de renda fixa. Como por exemplo, em Certificados de Depósito Bancário (CDBs e conta poupança.

O processo de abertura da conta kids Inter é bem prático e simples, similar a um processo de abertura de uma conta digital convencional. Sendo assim, você só precisa baixar o aplicativo do inter, adicionar seus dados pessoais, preencher todas as informações sobre o menor de idade solicitadas e sobre o responsável. Em seguida, é necessário registrar uma selfie e tirar fotos dos documentos referentes ao menor de idade e ao adulto.

Além da conta kids Inter, a instituição também oferece a conta You, voltada diretamente para jovens que tenham entre 13 e 17 anos de idade. A diferença entre as duas opções é que a You é uma conta mais completa que permite que os jovens façam transferências bancárias via Pix, comprar cartões de presente e receber cashbacks no programa Inter Shop. Para abrir uma conta You, acesse o link: https://inter.co/pra-voce/conta-digital/inter-you/

2- Next You

Next You se trata de uma conta 100% digital voltada para crianças e adolescentes que tenham a idade máxima de 17 anos. O produto é ligado ao banco Next ou Bradesco para que os responsáveis do menor de idade consigam acompanhar tudo bem de perto. Um dos principais diferenciais da conta Next é que ela usa a imagem dos principais e mais famosos personagens da Disney para poder incentivar o usuário a entrar no universo das finanças de forma mais lúdica.

Além disso, ela disponibiliza alguns recursos que ajudam na administração de uma mesada e nas tarefas do dia a dia realizadas pelo menor. Fazendo isso é possível criar missões para o adolescente cadastrar diretamente no app, como arrumar o quarto, lavar a louça ou o banheiro, por exemplo.

A conta ainda oferece cartão de débito, Pix, recarga de celular e transferências gratuitas entre pais e filhos. Sem contar que os clientes Next Joy possuem descontos exclusivos em algumas lojas parceiras como Estrela, Kalunga, Cinemark e Pizzas Domino ‘s. Para conseguir abrir uma conta para menor de idade é necessário já ser cliente Next, em seguida é só abrir o aplicativo e clicar na opção “Next Joy” e assim iniciar a abertura de conta para os dependentes. 

3- Mercado Pago – Bancos digitais para menores de idade

Jovens menores de idade que tenham entre 13 e 17 anos podem abrir uma conta digital no Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre. Fazendo essa conta, é possível ter acesso liberado a cartão de débito sem tarifas, enviar direto diretamente do celular para saques em locais autorizados, fazer pagamento via QR code, colocar recarga no celular e  bilhete de transporte pelo aplicativo.

A conta todos os dias rende automaticamente mais do que a poupança. 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Para conseguir abrir uma conta para menor de idade no Mercado Pago, é necessário que o adolescente solicite a autorização de um usuário maior de idade, que pode ser a mãe, pai ou o responsável legal. O processo da abertura da conta é realizado de forma 100% digital pelo app do Mercado Pago.

Conclusão sobre bancos digitais para menores de idade

Os bancos digitais para menores de idade são de grande utilidade para que os jovens possam começar a cuidar de sua vida financeira em um ambiente seguro e eficaz. Durante o artigo oferecemos três opções confiáveis no mercado financeiro atual. 

Além disso, essas contas normalmente podem ser monitoradas pelos responsáveis do jovem, sendo pai, mãe ou outro familiar. Dessa forma, é possível ter controle sobre todo o dinheiro, criar um cartão de débito, fazer transações e investimentos.

Essa é uma excelente opção para os jovens que pretendem fazer uma faculdade ou têm planos para médio e longo prazo. Isso porque é possível guardar dinheiro e investir para que ele possa colher bons frutos futuramente, sem contar que essa é uma excelente opção para famílias que praticam a educação financeira.

Rolar para cima

Navegue

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.